segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

TRABALHO SEM PENSAR

Como o excesso de trabalho impede a autoconsciência? Uma mulher com status financeiro elevado e que não precisaria trabalhar, por compaixão, se sujeitou ao modo de vida do proletariado para saber como eram as condições desse tipo de existência.  A conclusão de Simone Weil pode ser sentida nesse trecho que descreve uma realidade dolorida com uma lucidez sublime:

"O esgotamento acaba para me fazer esquecer os verdadeiros motivos de minha estada na fábrica, torna quase invencível para mim a tentação mais forte que esta vida inclui: a de não pensar mais, o único meio de não sofrer com ela. Só no sábado à tarde e no domingo é que minhas lembranças voltam -farrapos de idéias!- que me lembro de que sou também um ser pensante. Pavor que me domina quando constato a dependência em que me acho das circunstâncias exteriores."




Nenhum comentário:

Postar um comentário