sábado, 26 de dezembro de 2015

O TAOÍSMO DO AMOR E DO SEXO - JOLAN CHANG

"Por que milhares de pessoas se odeiam? Por que guerras infindáveis? Por que ganância?

Esses males têm raiz no fracasso de homens e mulheres em alcançar a harmonia fundamental de Yin-Yang.

O Taoísmo não acredita que haja uma solução para os problemas do mundo sem uma abordagem integral do amor e do sexo.
 
Sem a harmonia de Yin e Yang, a nascente da vida e da alegria, a única coisa que nos resta é a morte e a destruição."
_Jolan Chang, O Taoísmo do Amor e do Sexo - O êxtase e a milenar sabedoria do amor, 2a Edição, Editora Artenova, p.15.


"Há cerca de 30 anos atrás, René Spitz, Catedrático da Escola Médica da Universidade de Colorado, descobriu que mais de 30% dos bebés dos orfanatos não conseguiam sobreviver ao primeiro ano de uma vida institucional impessoal, sem amor. E isso apesar da boa comida, das instalações materiais higienizadas e do excelente tratamento médico que recebiam. E, em nossos dias, o suiço Jean Piaget, notável psicólogo infantil, surgiu para enfatizar a importância vital do amor/contato e da comunicação para o bem-estar e para o crescimento sadio
das crianças.


Felicidade humana e bem-estar são praticamente inatingíveis sem amor/contato entre homens e mulheres. Harmonia Yin/Yang.

Quase toda mulher experiente ressente-se do pouco amor/contato que recebe do companheiro. Não seria exagero, dizermos que essa insatisfação tem levado muitas mulheres ao lesbianismo e um número muito maior delas a transferir seu afeto para os animais domésticos que, segundo a regra geral, reagem com muito calor a todo toque. É comum ouvirmos as mulheres confessarem que se voltaram para o próprio sexo por sentirem que apenas uma outra mulher pode compreender em profundidade essa necessidade de carícias. É óbvio que isso nem sempre é verdadeiro pois, por natureza, o próprio homem sente essa mesma necessidade, na mesma intensidade, de amor/contato. A grande maioria deles, porém, jamais teve uma oportunidade para aprender a enfrentar a situação. Esse é o problema.
" _Jolan Chang, O Taoísmo do Amor e do Sexo - O êxtase e a milenar sabedoria do amor, 2a Edição, Editora Artenova, p. 33 e 34.
 


"O Tao do Amor deve grande parte de sua existência ao desejo que os chineses antigos manifestavam em satisfazer as mulheres tanto quanto os homens. Quando o Tao do Amor foi formulado pela primeira vez, há milhares de anos atrás, todos compreenderam esse ponto.  Na ocasião, era conhecido como o Tao da Comunhão de Yin e Yang, um nome que sublinha a harmonia de macho e fêmea.

(...) Até bem pouco tempo atrás, a importância da satisfação feminina era uma ideia revolucionária. Para que o Ocidente a aceitasse, foi necessária, literalmente, toda uma "revolução sexual". Na China Antiga, entretanto, a ideia era básica para a filosofia do Taoísmo. A época em que o Tao do Amor foi  formulado pela primeira vez, é provável que a sociedade chinesa, de matriarcado que era, tivesse acabado de se transformar em patriarcado. Aquela altura, a posição das mulheres era quase igual à dos homens. Três dos quatros consultores de Hung Ti (o imperador), por exemplo, naquele período, eram mulheres. Talvez seja esse o motivo pelo qual os textos do Tao do Amor insistem na importância da harmonia mútua e da igualdade nas relações sexuais."
_Jolan Chang, O Taoísmo do Amor e do Sexo - O êxtase e a milenar sabedoria do amor, 2a Edição, Editora Artenova, p. 90-92.



 







"Para o taoísta não há linha divisória entre alegrias terrenas e celetiais; ambas se unem no êxtase, pois, na fruição das coisas naturais e artísticas, o taoísta está em comunhão com o Universo (sua expressão para designar Deus)."

_Jolan Chang, O Taoísmo do Amor e do Sexo - O êxtase e a milenar sabedoria do amor, 2a Edição, Editora Artenova, pág.16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário