domingo, 8 de fevereiro de 2015

DEIXEI DE ACREDITAR EM DEMÔNIOS

(Projeção)

"O inferno são os outros" 

(Jean-Paul Sartre)

Um texto religioso é uma alegoria ou metáfora para aquilo que acontece em nosso interior. É poesia, deve-se sentir aquilo que se lê.

Acreditar que as descrições são literais cria uma interpretação temerosa e passiva. E isso acontece quase sempre porque as pessoas tem uma dificuldade enorme para sentir a poesia em suas leituras.

Ao ler textos religiosos, se fizeres uma interpretação apenas gramatical como quase todas as pessoas fazem, tu acreditarás que o mal está no exterior, pois assim está descrito literalmente na bíblia, então verás o mundo carregado de demônios. E se essa aparição for projetada no outro, uma infinita batalha começará. Logo, combaterás por toda vida o mundo e sem nunca descobrir que o Juízo Final, em verdade, acontece no teu próprio íntimo, pois somente no seio de cada um pode apocalipticamente ser extinto Satanás com seus falsos profetas.

Assim, enquanto vossa mente estiver poluída com o ódio decorrente das ilusões da dualidade e da separação de vós e o outro, vereis demônios à galope lá fora. E eles aparecerão sempre para mostrar o vosso lado escurecido. Desse modo, somente quando essas espécies mentais de categorizar e excluir são transpostas pelo acolhimento e respeito universal, os demônios são digeridos pelo coração e apagados dos olhos.



Portanto, quando tu leres ou apreciares pinturas, músicas e outras manifestações artísticas, filosóficas ou teres visões místicas sobre "os mortos", "os demônios", "o inferno", "o apocalipse", "a culpa e condenação": olha para si mesmo, repara em teu interior, medite. Logo verás que tudo isso não está no além ou exterior, mas são apenas ecos daquilo que cultivas em teu ser. Saiba, finalmente, que essas aberrações existem somente nos julgamentos e discriminações dessa terra dos homens. Lembre-se: todo julgamento é um reflexo do julgador.

Os de má-fé, que sabem dessa verdade, dominarão através do medo o ignorante incapaz de mergulhar dentro de si mesmo e iluminar suas sombras ou demônios. Assim, a crença desses sofrimentos no além, priva o incauto crente do acesso imediato ao amor irrestrito, que é a salvação ou felicidade nesse mundo e em qualquer outro.

Quando perceberes que o anjo caído és tu e que precisas tomar ciência da tua queda que gerou o lado sombrio, tu não serás mais dominado por este. Então, a ilusão dos míticos seres malévolos caminhando pelo mundo é aniquilada pela radiância da verdade que habita em teu interior, nesse momento, ganharás olhos doces e deixarás de ver e acreditar em diabinhos.



Pintura: Dante e Virgílio no inferno, 1850, de William Bouguereau.

"Talvez todos os dragões nas nossas vidas são princesas que estão apenas à espera de nos ver agir, apenas uma vez, com beleza e coragem. Talvez tudo aquilo que nos assusta é, na sua essência mais profunda, algo desamparado que quer o nosso amor."
R. M. Rilke

Nenhum comentário:

Postar um comentário