sábado, 30 de janeiro de 2016

RUMI E OUTROS SUFIS

"Senhor,
Se te amo pelo anseio do Paraíso,
Priva-me dele; 
Se te amo pelo temor do Inferno, 
Atira-me nele."
__Rabia al-Adwiya (717-801 d.C)

"Ó irmãos! Na solidão, minha paz reside. 
Pois, se estou só, meu Amado está comigo. 
Percorri mundos, e nunca encontrei 
O que pudesse com esse Amor rivalizar.

É Ele o deserto sem limites,
Onde as areias de meu afeto erguem dunas.
 
Se, de amor, eu viesse a morrer um dia,
Porém deixasse meu Amado insatisfeito,
Ainda que morta, por amor, eu viveria,
Mas morrendo, em eterno desespero.
 
Largar tudo para alcançar apenas Ele:
Tal é minha meta e meu caminho.
"
__Rabia al-Adwiya (717-801 d.C) - Poema traduzido por José Tadeu Arantes.


 "A maioria das fábulas contém pelo menos alguma verdade, e elas, não raro, facultam às pessoas a absorção de ideias que os modelos comuns do seu pensamento as impediria de digerir. As fábulas, portanto, têm sido usadas pelos mestres sufistas a fim de apresentar uma imagem da vida mais em harmonia com seus sentimentos do que seria possível por meio de exercícios intelectuais."
__Idries Shah

"A humanidade está adormecida, preocupada apenas com o inútil, vivendo num mundo errado. Acreditar que podemos excelir nisso é apenas hábito e uso, não é religião. Esse tipo de religião é inepta...

Não fique tagarelando diante do Povo do Caminho (Sufis); antes, consuma-se. Você terá um conhecimento e uma realidade invertidos se estiver de cabeça para baixo em relação à Realidade.

O homem enrola a rede em torno de si mesmo. Um leão (um homem do Caminho) despedaça a jaula."
__Mestre sufi Hakim Sanai, professor de Rumi.

"No inverno, 
os ramos nus que parecem dormir
Trabalham em segredo, 
preparando-se para a primavera.
__Rumi, inspirado pela planta Visco ou, quem sabe, Locanthus.

"Seu coração sabe o caminho.
Siga naquela direção."
__Rumi.

"Aceita o que vês e abandona o que ouviste dizer. Quando o Sol se levanta, ele te prepara para que dispenses Saturno."  __Al-Ghazali

"O homem comum se arrepende dos seus pecados;
o eleito se arrepende da insensatez deles."
__Dh'l-Nun Misri

"Existem três formas de cultura: a cultura mundana, mera aquisição de informações; a cultura religiosa, que obedece a regras; a cultura da elite, o aprimoramento de si mesmo."
__Mestre Hujwiri

"Às vezes vou ao mosteiro cristão, às vezes à mesquita, 
Mas, de templo em templo, é a Ti que procuro.
Teus eleitos não mantêm pactos com a heresia ou o ortodoxismo
Esses não se ocultam por trás dos véus de Tua verdade.
Especulação para os hereges, teologia para os ortodoxos,
Mas a poeira da pétala de rosa pertence ao coração do vendedor de perfumes."
__ Abu al-Fazal ibn Mubarak

"Se me inclino diante dela como é do meu dever
E se ela nunca retribui a minha saudação
Terei, acaso, um justo motivo de queixa?
A mulher formosa a nada é obrigada."
__Ibn El-Arabi (1165-1240)

"Meu coração tornou-se capaz de todas as formas:
É um pasto de gazelas, o mosteiro cristão,
Um templo para ídolos, a Caaba do peregrino, 
As tábuas da Torá, as páginas do Corão.
Sigo a religião do Amor.
Para onde quer que avancem as caravanas do Amor,
Lá é meu credo e minha fé."
__Ibn El-Arabi (1165-1240)



 







Nenhum comentário:

Postar um comentário