terça-feira, 27 de outubro de 2015

LUCIFERINOS

"A verdade era um espelho nas mãos de Deus, que caiu e quebrou-se em pedaços. Cada um pegou uma parte dele, olhou e pensou que tinha a verdade." _Rumi

Temos pensado em como as pessoas gostam de ver o demônio no outro. As religiões são terras férteis nesse assunto. 

Se for feita uma pesquisa séria, suspeitamos que mais de 99% (ou pelo menos mais de 666%) das pessoas afirmarão que são invejadas e que, porém, elas não sentem ou raramente sentem inveja. Ou seja, para os humanos, o outro é a raiz do mal. Todo esse mecanismo de demonizar o alheio decorre da falta da primeira de todas as virtudes, a cardeal, essa que muitos eruditos acreditam que não se trata de uma virtude pois ela pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal: Coragem. Sim, Coragem! Coragem de olhar para dentro de si mesmo e dizer: aqui jaz o bem e, igualmente, o mal.

Então, se falta coragem, o que sobra? Medo. 

Explorar a vastidão interior de si mesmo é tarefa das mais árduas. Por isso, é profunda aquela clássica mão do Buda com a palma para frente. Ela significa o primeiro mandamentos de todos: "Não tema". 

Afinal, qual a utilidade pessoal de se obedecer aos 10 mandamentos se for por medo de perder o paraíso? Que espécie de troca temos aqui? Ora, tal conduta é, além de covardia, uma mentira negociada com Deus. É querer que uma aparência valha tanto quanto uma essência. É preferível um pecador sincero...

Quem tem medo sofre e faz sofrer. Logo, aqueles que possuem muito temor são os que mais julgam os outros! Sendo assim, o humano que conheceu a si mesmo e não possui mais terror, não julga, não sente ódio ou raiva. Quem não tem pavor, se compadece, ama.

Em síntese, sabendo que os olhos são espelhos da alma, venho oferecer uma defesa de todos os seres semelhantes à Lúcifer. Sim, este ser que, aparentemente, é sombra e terror, contudo, o seu nome significa "O Que Brilha" ou "O Portador da Luz": Todos os nossos demônios devem ter algo para ensinar ou nos lembrar, caso contrário, Deus já os teria eliminado.






NOLI FORAS IRE, IN TEIPSUM REDDI; IN INTERIORE HOMINE HABITAT VERITAS 
(Não vá para fora, entra em ti mesmo; no interior do homem habita a verdade)


Nenhum comentário:

Postar um comentário