sábado, 29 de outubro de 2016

UM CONSELHO

Se for construir uma casa, abrir um negócio, fazer um investimento, consertar um objeto, procure um profissional.

Mas se for decidir sobre aquilo que se refere ao seu interior, não procure outrem, pois todos são amadores quando se trata do coração.

O medo de errar nos torna reféns de correntes desnecessárias. Todo aquele que pede conselho sentimental merece ser escravizado... E assim é!

E quando um amigo indagar-te o que deveria fazer numa situação existencial, a resposta mais sábia e verdadeira é: "Siga seu coração, meu amigo! Caminhe e o caminho existirá!"






NOSCE TE IPSUM

"Quem, de facto, se conhece a si mesmo, tudo em si conhece, como escreveram primeiro Zoroastro e depois Platão no Alcibíades.

(...) Foi a filosofia que me ensinou a depender mais da minha consciência do que dos juízos dos outros; a estar sempre atento, não ao mal que de mim se diz, mas a não dizer ou a não fazer eu próprio o mal."


____G. Pico della Miràndola, DISCURSO DOBRE A DIGNIDADE DO HOMEM, p. 77 e 85.
Obra escrita em 1480 D.C.


"Há mais falsos guias neste mundo do que estrelas.
O verdadeiro professor é aquele que lhe faz olhar para si e descobrir sua beleza interior,
não aquele que quer admiração e seguidores."

__Shams de Tabriz



"O verdadeiro Mestre cria Mestres, e não seguidores.
O verdadeiro Mestre o devolve a si mesmo."

__Osho



"
Nada que tente colocar-nos de joelhos merece nosso respeito, pois é apenas um opressor e um tirano."

__Autor desconhecido





Nenhum comentário:

Postar um comentário